Simpósios Temáticos

1. Não Se Nasce Com Gênero, Nos Vestimos Para Ter Um.

Coordenação: Nikelen Acosta Witter [cv lattes]

A paráfrase de Simone de Beauvoir no título desse simpósio vem da necessidade de se pensar as roupas masculinas e femininas muito além dos rosas e azuis com que materializamos o sexo e definimos o gênero de nossas crianças. Temos uma educação “vestimental” cheia de regras e interditos que mudam de época para época e nos dizem sobre nossas crenças, nosso erotismo, nosso sentido de alteridade. São as roupas, como escreveu Virginia Woolf, “que nos usam, e não nós que usamos as roupas; podemos fazê-las tomar o molde do braço ou do peito; elas, porém, modelam nossos corações, nosso cérebro, nossa línguas, nossa vontade.” Objetivos: Colocar em pauta pesquisas que tematizem as roupas como objetos na construção dos gêneros ao longo do tempo, bem como seu papel nas representações artísticas – literárias e plásticas – do feminino/masculino. Incluem-se aí também investigações sobre vestuário e gênero nas sub-culturas, sobre travestismo e androginia.

2. A Moda no Museu

Coordenação: Renata Fratton Noronha [cv lattes]

Este simpósio pretende tratar a moda e seus objetos como documentos que, ao ultrapassar suas questões de materialidade, são testemunhos importantes de usos, modos e hábitos, reveladores, portanto, de um estilo de vida. Serão bem-vindos trabalhos que analisem a historicidade destes objetos (roupas, acessórios, fotografias, entre outros), para que seja possível o debate sobre  a constituição de acervos voltados para a moda, como forma de apropriação do cotidiano histórico.

3. Moda e Artes: Identidades e Conexões

Coordenação: Joana Bosak de Figueiredo [cv lattes]

A mesa propõe um olhar interdisciplinar, que contemple a moda além da moda, em suas interseções com a história, com a literatura, com a antropologia e nos contatos com as diferentes expressões humanas, entre as quais as artes visuais e os discursos sobre a moda através dos tempos.

4. Consumo e Indumentária

Coordenação: Klaus Peter Kristian Hilbert [cv lattes]

As qualidades da cultura material, comunicativas e expressivas, serão tratadas pelo presente simpósio, independente de qualquer limite cronológico e através de um diálogo interdisciplinar. Os modos de vida e de consumo, o meio social e as relações entre mercadoria e bens, a troca, apropriação, a dádiva de objetos e a lida com as coisas do dia-a-dia nas unidades domésticas estão entre os temas de interesse.

5. O Traje em Imagens: Moda e Cultura Visual

Coordenação: Laura Ferrazza de Lima [cv lattes]

Esse simpósio temático pretende abarcar os trabalhos que debatem sobre as diferentes produções visuais acerca da moda e da indumentária. A presença delas na arte, na imprensa, no cinema, na fotografia, etc. Enfim, procuramos compreender de que maneira as imagens representam a moda.

6. Saberes e Fazeres na História da Vestimenta

Coordenação: Taís Campelo Lucas [cv lattes]

As mudanças nos hábitos e nas práticas relacionadas ao vestir, no mundo contemporâneo, não podem ser dissociadas das flutuações e contradições da economia política. O conhecimento técnico e artístico para criação desses objetos, assim como as estratégias de circulação e comércio, são temas que enriquecem o estudo indumentário em sua historicidade. Esses “saberes” e esses “fazeres” da moda, no processo histórico, são o foco do presente simpósio temático.